Umectação e método UCPE- Saiba!

By Evelynn - julho 07, 2017

Vamos falar de umectação minhas gatas! Então o que seria?

E a prática de umedecer com óleos vegetais para que seja absorvido pelos cabelos e/ou couro cabeludo.
Para realizar a umectação você só precisará escolher óleos vegetais de sua preferencia e gosto, preferencialmente puros, e detalhe não ha necessidade de encharcar os fios a ponto de que pinguem, mas sim usar o necessário para que seja absorvido pelos fios.

A umectação era conhecida como "banho de óleo", e era mais comum o seu uso pelas indianas, a pratica é passada de mãe para filha. A verdadeira técnica umectante serve para massagear o couro cabeludo e faze-lo absorver oleosidade para manter a hidratação saudável nos fios.
Ok! Mas para que serve então?
Para repor nutrientes (por isso chamamos também de nutrição cremes com muitos óleos na composição).
Combater o ressecamento das pontas, já que em muitos cabelos a oleosidade natural não consegue chegar até as pontas;
Ajuda no combate ao frizz, já que, quanto mais nutrido o cabelo mais forma terá.
Também devolve brilho e maciez as madeixas, entre outros benefícios.

Como proceder?
Espalhe os óleos pelas mãos friccionando bem ate que sinta que aqueceram e aplique nos fios secos. Podendo estar limpos ou sujinhos, (se bem que não tao sujos, ok?). Deixe o máximo de tempo possível (Minimo 30 minutos a 24 horas) e retire na próxima lavagem com o método UCPE se desejar.
 Eu costumo misturar o azeite extra virgem com óleo de coco e rícino, pois são os que possuo por aqui;

Temos a opção de aplicar no couro cabeludo em massagens circulares com calma ajudando a diminuir o frizz e para estimular a circulação sanguínea e oxigenação no cérebro, promovendo desta forma um crescimento saudável de seus cabelos.

Me perguntaram uma vez se cabelo oleoso ou com caspas podem fazer umectação;
Sim podem, mas para quem possui excesso de oleosidade na raiz dos cabelos indico um óleo que ajuda no controle da oleosidade, como o de rícino ou de coco natural (o prensado a frio).
 Quando aplicamos óleos na raiz dos nossos fios, o couro cabeludo entende que não precisa mais produzir tanto cebo pois essa necessidade já foi suprida.

 Mas claro,  faça o método UCPE para retirar os óleos e não perder o tratamento, pois sei que muitas meninas lavam os cabelos 3 vezes com shampoo apos esse tratamento umectante, com medo de ficar com os cabelos oleosos e pesados. Com a UCPE retiraremos a oleosidade de forma correta, sem que todo seu trabalho vá para o ralo ha ha.

Mas o que é U.C.P.E.?
 Alias, qual seria o significado de U.C.P.E.?
A sigla significa as etapas desse processo, que você talvez já tenha adivinhado alguma delas.

Essa técnica possui uma semelhança com o co-wash, mas não necessita mudanças de rotinas, calma!
A semelhança em questão seria a retirada dos óleos dos cabelos e do couro cabeludo utilizando de um condicionador, de preferencia co-wash (sem derivados do petróleo e silicones insolúveis em água).
Como seria?

  • Logo apos ter aplicado os óleos vegetais e ter feito a pausa, seja ela de 1 hora a 24 horas, solte seu cabelo divida-o como preferir;
  • Aplique com abundancia seu condicionador escolhido em cada mexa, ate que sinta que pode pentear com os dedos;
  • Enluve bem cada mexa e aguarde 20 minutos, nesse período tome seu banho e não molhe os cabelos;
  • Apos esse tempo que houve a pausa, lave com água em abundancia, bem direitinho passando a mão e averiguando se o cabelo não esta grudento como estava com o óleo.
  • Para maior segurança de que o couro cabeludo esta bem limpinho, use novamente seu co-wash somente na raiz dos cabelos esfregando bem com as almofadas dos dedos por toda raiz dos cabelos, logo apos enxague bem, e pronto! 
  • Finalize como de costume e curta suas madeixas renovadas de forma natural e delicada.


Espero que tenham gostado, qualquer duvida podem me perguntar ❤
Beijos! 

  • Compartilhe:

Ei, você vai gostar!

1 comentários

  1. Adorei a dica, gatinha!
    Mas algumas dúvidas... Meu cabelo é oleoso, lavar com um shampoo tradicional diminuiria os efeitos obtidos com a umectação certo? O co-wash retiraria bem a oleosidade logo nas primeiras vezes ou o couro cabeludo precisa se acustumar e "desintoxicar" dos produtos sulfatados e blá blá (shampoos tradicionais)? Beijinhos!
    Tô adorando as dicas do blog!

    ResponderExcluir